Conteúdo extra
Ao clicar sobre a canção (em negrito) a gravação abrirá no Spotify.
Lubomyr Melnyk. Ripples in a Water Scene (p. 11)
Elton John. I’ve Seen That Movie Too (p.36)
Soap&Skin. Spiracle (p. 65)
Tom Waits. Poor Edward (p. 85)
Klaus Nomi. The Cold Song (p. 118)
Procol Harum. Beyond The Pale (p. 159)
Karbido – Колискова для Перкалаби (Canção de ninar para Perkalaba) (p. 193)
Rolling Stones. This Place Is Empty (p. 222)
David Bowie. Wild Is the Wind (p. 225)
The Unthanks. Starless (p. 257)
Archive. Taste of Blood (p. 306)
Always Look on the Bright Side of Life – Monty Python (p. 320)
Arrival of the Birds – do filme “A teoria de tudo” (p. 187)
As Tears Go By – The Rolling Stones (p. 106)
As Time Goes By – Dooley Wilson (p. 106)
Bowie at the Beeb (álbum) – David Bowie (p. 255)
Californication – Red Hot Chili Peppers (p. 93)
Canto Ostinato – Simeon ten Holt (p. 130)
Drinking Songs (álbum) – Matt Elliott (p. 204)
Étude révolutionnaire (Estudo de Chopin op. 10 nº 12) – Frédéric Chopin (p. 139, 150
Ghosteen (álbum) – Nick Cave (p. 204)
Imagine – John Lennon (p. 130)
Long And Winding Road, The – Beatles – (p. 152)
Romantica – Robertino Loreti (p. 172)
Smells Like Teen Spirit – Nirvana (p. 93)
Shadow of Your Smile, The – Johnny Mandel (p. 124)
Sniper – Harry Chapin (p. 134)
Station to Station (álbum) – David Bowie (p. 255)
Stranger in the Night – Bert Kaempfert (p. 124)
por Pedro Couto (jornalista e amante de música, investigando a obra de Bob Dylan desde 2010 no Dylanesco, agora como Podcast Dylanesco)
Arpejo: execução sucessiva das notas de um acorde, geralmente estendendo-se por mais de uma oitava. Exemplo (vídeo)
Arp Omni: sintetizador analógico da marca ARP, com 49 teclas. Foi um dos primeiros sintetizadores polifônicos, o que dava a possibilidade de soar múltiplas teclas (e sons distintos) simultaneamente. Exemplo (vídeo)
Arp Soloist: sintetizador analógico da marca ARP, lançado em 1970. Foi um dos primeiros modelos e obteve um bom sucesso comercial. Era pequeno e fácil de carregar. Ao contrário do arp Omni, o Soloist era apenas monofônico, soando apenas uma nota por vez. Exemplo (vídeo)
Bandolim: pequeno instrumento de cordas, da família do alaúde. Tem uma semelhança com o cavaquinho, mas é constituído por quatro pares de cordas. É usado tando na música clássica quanto popular. Exemplo (vídeo)
Cantata: composição vocal acompanhada de um instrumento e frequentemente de um coro. É um termo usado desde o século XVII. J.S. Bach compôs cerca duzentas cantatas ao longo da vida. Exemplo (áudio)
Canzone: do italiano “canção”. Geralmente se refere a qualquer expressão lírica ou poética e por isso é usado por músicos para descrever uma composição semelhante a uma canção.. Um exemplo é a aria “Voi che sapete”, do austríaco Mozart. Exemplo (áudio)
Clavinet Hohner C-3: instrumento produzido entre 1964 e 1984 na Alemanha com o objetivo de ser um clavicórdio elétrico. Sua sonoridade foi explorada principalmente pelo músico americano Stevie Wonder, como no seu hit “Superstition”. Exemplo (vídeo)
Coda: é uma passagem musical que leva à conclusão, podendo ser composta por alguns compassos até uma seção inteira.
Cravo: instrumento antigo de teclas similar ao piano. A principal diferença é que suas cordas são acionadas por pinças ao invés de martelos. Exemplo (vídeo)
Death metal: subgênero do heavy metal. Seus diferenciais estão em guitarras com afinação mais grave, um canto gutural e uma linha de bateria rápida e contundente. Exemplo (áudio)
Evergreens: conceito similar ao standard, referindo-se a canções que continuaram famosas ao longo dos anos, sendo reinterpretados com frequência. Exemplo (áudio)
Espineta: instrumento da mesma família do cravo, com um som mais delicado e tocado como um piano. Foi muito usado na música renascentista e barroca. Exemplo (vídeo)
Flamenco: nome dado tanto ao estilo musical quanto à dança. Originário do sul da Espanha, combina principalmente palmas, violão tocado quase de maneira percussiva e um canto expressivo e emocionalmente intenso. Exemplo (áudio)
Folk (música): termo musical para se referir a estilos atrelados às tradições e histórias de um povo, geralmente transmitido oralmente. O folk é caracterizado por instrumentos acústicos, melodias simples e narrativas da vida deste povo. É muito usado para se referir às canções do interior americano. Exemplo (áudio)
Free jazz: subgênero do jazz. Destaca-se por ter improvisações sem seguir harmonias tradicionais. Seu objetivo principal é trazer a expressão do músico em um contexto sem limites de experimentação sonora. Exemplo (áudio)
French disco: estilo surgido na França nos anos 1970. Amplia o gênero house music, utilizando efeitos sonoros e rock’n’roll para criar uma música para dançar. Exemplo (áudio)
Sem verbetes.
Harmônio (indiano): com sonoridade parecida com o acordeão, é um instrumento portátil de teclas acoplado a um fole que é acionado com a mão. Exemplo (vídeo)
Indie: abreviação de independente. Se refere artistas que fazem música com uma abordagem autêntica e inovadora, fora das regras dos grandes sucessos. É muitas vezes associados a um estilo, como indie rock, indie pop e indie folk. Exemplo (áudio)
Industrial (metal): uma variação do gênero heavy metal, que traz influências da música eletrônica e sons experimentais. Além do som pesado, é comum ter letras com temática sombria e sons de ruídos mecânicos, daí seu nome “industrial”. Exemplo (áudio)
Sem verbetes.
Sem verbetes.
Lira: instrumento de origem grega similar a uma harpa, mas bem menor. É comum usar para trazer uma sonoridade folclórica, por sua origem na antiguidade. Exemplo (vídeo)
Moteto: estilo de música vocal existente desde o século XIII, antes mesmo do período barroco (XVI-XVIII). Nele, diversas vozes cantam ao mesmo tempo textos diferentes, criando um contraponto na relação das vozes. Exemplo (áudio)
New Wave: estilo musical que surgiu nos anos 1970, mesclando o rock com elementos eletrônicos, pop e punk. Dentre as bandas que iniciaram o gênero estão Blondie e Talking Heads. Exemplo (áudio)
Notação mensural: sistema de notação musical utilizado na Idade Média, principalmente durante o Renascimento. Seu uso foi substituído pela notação mais moderna durante o período barroco. Exemplo de notação mensural
Orquestra de câmara: conjunto musical similar à uma orquestra sinfônica porém com menos músicos, usado principalmente para que se pudesse tocar em palácios. As obras criadas para este formato costumam ter uma sensação mais intimista e normalmente não inclui um instrumento solista. Exemplo (áudio)
Partita: forma musical usada principalmente durante o período barroco e que consiste de pequenas peças normalmente para instrumentos solos ou pequenos grupos. Bach escreveu seis partitas para instrumentos de teclas, normalmente executadas no piano. Exemplo (áudio)
Piano Schellenberg: marca de piano criada por Franz Schellenberg, de origem alemã e produzido entre os séculos XVIII e XIX.
Prog (progressivo): o rock progressivo foi um estilo como uma variação do rock psicodélico, com um foco ainda maior em composições mais técnicas e influência de jazz e música clássica. Exemplo (áudio)
Sem verbetes.
Roland sh-2000: sintetizador monofônico lançado em 1973 como uma versão mais limitada e acessível de seu antecessor, o sh-1000. Exemplo (vídeo)
Saltério: instrumento antigo, com registros de uso em 300 a.C., quando era utilizado para acompanhamentos de rituais religiosos. É uma variação da harpa, mas pode ser tocado com os dedos, arco ou até mesmo pequenos martelos. Exemplo (vídeo)
Sample: trecho sonoro que é reutilizado e alterado em outro contexto ao que foi criado. Seu maior uso se dá no hip-hop e música eletrônica, criando colagens sonoras a partir de diversas origens, além de incluir batidas e variações autorais. Exemplo (vídeo)
Schalmei: instrumento de sopro feito de madeira e parecido com o oboé. Tem origem no período renascentista e foi usado também na música barroca. Exemplo vídeo
Sintetizador: instrumento eletrônico construído desde a década de 1950. É usado tanto para gerar quanto manipular sons. Várias marcas e modelos foram produzidos ao longo dos anos. Exmplo (vídeo)
Sonata: forma musical usada desde o período Barroco, quando se referia a uma música que não era cantada, apenas tocada e normalmente para um único instrumento ou solo com acompanhamento. No período Clássico, ganhou uma estrutura mais definida: instrumento solo e geralmente divida em três movimentos. Exemplo (áudio)
Suíte (para orquestra): peça musical com uma sequência mais ou menos fixa de diferentes danças. Desde o século XIX, o termo é usado para uma seleção de peças de orquestra de uma obra maior ou uma compilação de obras que compartilham o mesmo tema. Exemplo (áudio)
Standard: temas e canções famosos que foram eternizados por serem amplamente tocados. No contexto do jazz, são músicas frequentemente usadas como base para improvisações e reinterpretações. Exemplo (áudio)
Steinway (piano): uma das marcas mais renomadas de piano do mundo. Criada nos EUA em 1853, é famosa por seu timbre de alta qualidade e construção artesanal, sendo considerado um padrão de excelência. Exemplo (vídeo)
Tema musical: faz referência na maioria dos casos à uma melodia que é repetida ou referenciada ao longo de uma composição, criando um motivo que se desenvolve ao longo da composição. Exemplo (vídeo)
Tempo forte: nome dado às marcações mais acentuadas em um compasso. Em um compasso 4/4, em que se conta de um até quatro, seria o tempo 1 e 3.
Trompa: instrumento da família dos metais assim como o trompete e trombone, por exemplo. Exemplo (vídeo)
Tuba: instrumento da família dos metais assim como a trompa, mas com uma sonoridade mais grave. Exemplo (vídeo)
Sem verbetes.
Virginalistas ingleses: refere-se aos compositores e intérpretes do virginal, instrumento de teclado com sonoridade similar ao cravo e usado com frequência na Inglaterra durante o século XVI, durante o período renascentista. Exemplo (vídeo)
Vocalise: peça musical para voz, mas sem o uso de palavras, criando melodias expressivas. Além das composições, é usado com frequência em exercícios técnicos para cantores. Exemplo (vídeo)
Sem verbetes.
Sem verbetes.
Sem verbetes.
Zen-post-ambient: variação do gênero Ambient, somando a ele influências de músicas zen e experimentações. Exemplo (áudio)
por Pedro Couto (jornalista e amante de música, investigando a obra de Bob Dylan desde 2010 no Dylanesco, agora como Podcast Dylanesco)
Alban Berg (1885-1935): compositor austríaco, cuja música unia a vanguarda musical do dodecafonismo com as tradições românticas. Exemplos (músicas)
Archive: grupo londrino formado em 1994 e com um estilo amplo, misturando música eletrônica, trip hop, rock progressivo e shoegaze. Exemplos (músicas)
Ariana Grande (1993-): cantora americana de música pop conhecida por ter um alcance vocal de quatro oitavas, remetendo às habilidades vocais de Mariah Carey. Exemplos (músicas)
Bach (1685-1750): Johann Sebastian Bach foi um compositor alemão de música erudita, do período barroco. É considerado um dos pais da música ocidental pela suas obras e domínio técnico. Exemplos (músicas)
Banco Del Mutuo Soccorso: banda italiana de rock progressivo formada em 1969 e ainda ativa. Tem como influências bandas como Gentle Giant, Jethro Tull e Emerson, Lake & Palmer. Exemplos (músicas)
Beyoncé (1981-): cantora americana e considerada uma das maiores artistas de música pop da história. Nas suas músicas, mistura estilos diversos, como R&B, hip hop, afrobeats, dance e até country. Exemplos (músicas)
Bowie (David) (1947-2016): cantor americano considerado um dos músicos mais influentes do século XX na música popular. Seu principal destaque está nos anos 70, quando fez um disco de glam rock interpretando seu alter ego andrógino Ziggy Stardust. Exemplos (músicas)
Chopin, Frédéric (1810-1849): compositor e pianista virtuoso de música erudita. Pertencente ao período romântico, compôs principalmente para piano solo, exigindo muita técnica dos intérpretes de suas obras. Exemplos (músicas)
Sem pessoas.
Einaudi (Ludovico) (1955-): pianista e compositor, com vasto currículo em trilha sonora para filmes e séries. Possui uma sonoridade minimalista e introspectiva. Recentemente, trabalhou para as trilhas dos filmes Nomadland e Meu Pai. Exemplos (músicas)
Elton John (1947-): cantor e pianista britânico, um dos maiores nomes da culura pop, influenciando tanto com sua música como com suas roupas e performance. É um dos artistas que mais vendeu discos na história. Exemplos (músicas)
Sem pessoas.
Gary Brooker (1945-2022): cantor e pianista inglês, fundador da banda de rock psicodélico Procol Harum, que misturava rock com influências de música clássica e é tido como uma das raízes do rock progressivo. Exemplos (músicas)
Genesis: banda inglesa formada no fim dos anos 1960 e tida como uma das pioneiras do rock progressivo. Sua formação clássica está Phil Collins na bateria e voz; Tony Banks nos teclados; e Mike Rutherford no baixo e guitarra. Também passaram pela banda o cantor Peter Gabriel e o guitarrista Steve Hackett. Exemplos (músicas)
Godspeed You! Black Emperor: banda canadense de post-rock surgida na segunda metade dos anos 1990. Seu estilo tem como característica unir músicas instrumentais com foco em texturas e ambiências. Ao vivo, adiciona projeções visuais. Exemplos (músicas)
Sem pessoas.
Sem pessoas.
Janis Joplin (1943-1970): artista americana considerada a maior cantora do rock dos anos 1960. Participou do movimento hippie de São Francisco cantando rock, blues e soul. Morreu no auge do seu sucesso, aos 27 anos, de overdose de heroína. Exemplos (músicas)
Jeroen van Veen (1969-): pianista holandês de música erudita, especializado no estilo minimalista. Exemplos (músicas)
Johnny Cash (1932-2003): cantor americano considerado um dos maiores nomes do country americano, além de ter flertado com outros estilos, como rock and roll e gospel. Tem como característica um timbre de voz grave e envolvente. Exemplos (músicas)
Johnny Rotten (1956-): cantor britânico que ganhou notoriedade por sua atitude personalidade agitada enquanto esteve como vocalista da banda punk Sex Pistols na segunda metade dos anos 1970. Também teve outro projetos, como o Public Image Ltd (PiL). Exemplos (músicas)
Karbido: banda polonesa formada em 2004 de rock experimental, unindo arranjos dissonantes, literatura e performances sonoras. Exemplos (músicas)
Kate Bush (1958-): cantora inglesa de música pop com viés mais artístico. Seu maior sucesso é “Wuthering Heights”, do seu disco de estreia de 1978, The Kick Inside. Exemplos (músicas)
King Crimson: banda inglesa de rock progressivo, formada no fim dos anos 1960 e liderada pelo guitarrista Robert Fripp. Apesar de atrelada ao progressivo, o grupo trouxe sonoridade de outros estilos, como jazz, música erudita, folk e heavy metal. Exemplos (músicas)
Klaus Nomi (1944-1983): cantor alemão com alcance vocal dentro do contra tenor, caracterizado por notas mais altas, usando com frequência a técnica de falsete. Seu estilo musical é principalmente New wave, com performances bem teatrais, além de incorporar elementos da música barroca e operística. Exemplos (músicas)
Lady Gaga (1986-): cantora americana de música pop conhecida por performances teatrais e roupas extravagantes. Na música, incorporou elementos da dance-music, eletrônico e rock. Também gravou discos de duetos de jazz com Tony Bennett. Exemplos (músicas)
Lubomyr Melnyk (1948-): compositor e pianista ucraniano de música instrumental, conhecido pela sua técnica de “música contínua”, em que toca as teclas do piano com muita velocidade para criar texturas e ressonâncias intrigantes. Exemplos (músicas)
Mahler (1860-1911): compositor astro-húngaro de música erudita do período romântico. Foi importante na transição do romantismo para o modernismo, acrescentando inovações na relação entre melodia e harmonia, além de ampliar o uso do coral como um instrumento sinfônico. Exemplos (músicas)
Matt Elliott (1996-): guitarrista e cantautor inglês que fez carreira tocando sob o nome de “The Third Eye Foundation”, focado em música eletrônica. A partir de 2003, passou a usar seu nome pessoal para lançar discos de dark folk music, de caráter soturno e introspectivo. Exemplos (músicas)
Marianne Faithfull (1946-): cantautora inglesa de rock que ganhou fama ao regravar a música “As Tears Go By” dos Rolling Stones durante os anos 1960. Em 1979, lançou o renomado disco Broken English, com influências do folk ao punk rock. Exemplos (músicas)
Mike Garson (1945-): pianista americano com vasta carreira como músico contratado. É conhecido principalmente pelos anos em que trabalhou com David Bowie, mas também tem no currículo diversos discos de outros artistas, além de uma carreira como músico de jazz. Exemplos (músicas)
Monty Python: grupo britânico de comédia satírica e surreal formado no fim dos anos 1960. Além de programas de TV, o grupo lançou alguns filmes, dentre eles A Vida de Brian, onde está a música “Always Look on the Bright Side of Life”. Exemplo (vídeo)
Nick Cave (1957-): cantor australiano, conhecido pela sua voz grave e seu trabalho à frente do grupo Nick Cave & The Bad Seeds. É conhecido por músicas associadas ao post-punk, rock alternativo e garage. Exemplos (áudio)
Sem pessoas.
Perkalaba: grupo ucraniano que mistura elementos de músicas tradicionais da região da Ucrânia e Romênia com ska e punk rock. Exemplos (músicas)
Peter Gabriel (1950-): cantor inglês e vocalista original da banda de rock progressivo Genesis. Após 1975, começou sua carreira solo, ampliando os estilos musicais para o art rock, worldbeat e soul progressivo. Exemplos (músicas)
Philip Glass (1937-): compositor e pianista americano. Suas obras são compostas por temas que se repetem, criando camadas minimalistas. Também compôs diversas óperas, além de inúmeras trilhas sonoras para filmes, com destaque para o longa Koyaanisqatsi, de 1982. Exemplos (músicas)
Procol Harum: grupo inglês de rock psicodélico e proto-prog surgido no meio da década de 1960. Seu maior sucesso, “A Whiter Shade of Pale”, é uma balada rock com referência clara à obra barroca de Bach. Exemplos (áudio)
Sem pessoas.
Radiohead: grupo inglês surgido no meio da década de 80, com o primeiro disco lançado em 1991. Ao longo da carreira, explorou diversos estilos, mas é considerado uma referência no rock alternativo e experimental. Exemplos (músicas)
Ray Manzarek (1939-2013): tecladista americano, famoso por ser co-fundador da banda de rock psicodélico The Doors junto do vocalista Jim Morrison nos anos 1960 e por sua técnica com sonoridade de órgão aplicado à pianos elétricos. Exemplos (músicas)
Richard Wright (1943-2008): tecladista inglês e co-fundador da banda de rock progressivo Pink Floyd, ao lado do guitarrista Roger Waters e baterista Nick Mason, nos anos 1960. Exemplos (músicas)
Ron Mael (1945-): músico americano, famoso por ser o tecladista e principal compositor da banda de art rock Sparks, fundada no início da década de 1970 junto do seu irmão Russell Mael. Exemplos (músicas)
Satie, Erik (1866-1925): compositor e pianista francês de música erudita. Suas composições são minimalistas, muitas vezes sem uma definição clara nas partituras da duração e velocidade das notas, permitindo que a música flua de acordo com a interpretação do músico. Exemplos (músicas)
Schoenberg, Arnold (1874-1951): compositor e teórico erudito austríaco. É considerado um dos primeiros modernistas, tendo grande influência na harmonia da música erudita do século 20. Exemplos (músicas)
Sex Pistols: banda inglesa de punk rock surgido em 1975, influenciada diretamente pelo grupo americano Ramones. Teve como vocalista Johnny Rotten, mencionado nesse glossário. Exemplos (músicas)
Soap & Skin (1990-): projeto da austríaca Anja Plaschg. Sua música é principalmente um pop experimental, com foco em baladas experimentais densas e soturnas. Exemplos (músicas)
Tom Waits (1949-): músico americano surgido no início dos anos 1970. Inicialmente cantava baladas ao piano de uma maneira rústica e boêmia, mas ao longo da carreira foi incorporando outros elementos, fazendo um rock experimental com influência do blues e jazz. É conhecido pela sua voz rouca e suja. Exemplos (músicas)
Sem pessoas.
Sem pessoas.
Sem pessoas.
Sem pessoas.
Sem pessoas.
Sem pessoas.
Inscreva-se em nossa newsletter e saiba das últimas novidades e lançamentos da Zain